domingo, 18 de setembro de 2011

Explanando as esplanadas.

O tema das esplanadas no Bairro alto é uma polémica que promete durar enquanto a Câmara Municipal de Lisboa insistir em não fiscalizar e fazer valer a lei de forma uniforme na cidade, sem excepção, do Restelo ao Parque das Nações, da Baixa a Benfica.
Apresentamos hoje uma situação frequente na Rua Diário de Notícias, local de passagem automóvel para muitos residentes, que se vêm a braços com uma total ocupação da via pública.
Imagem 1 - Esquina Travessa da Queimada - Rua Diário de Notícias
Na Imagem 1, em cima, vemos já o menu colocado na via pública, na esquina. Atrás do menu já se vislumbra uma cadeira de uma mesa colocada de forma irregular.
Após contornar a esquina e entrarmos na Rua Diário de Notícias, observamos esplanadas em ambos os lados da via:

Imagem 2 - Rua Diário de Notícias. 
Na Imagem 2, à direita, a esplanada "definitiva" alastra-se pela rua acima. À esquerda,  os "banquinhos" e "mesinhas" da esplanada "provisória" encontram-se dispostos à medida da quantidade de clientes.

Imagem 3 - Rua Diário de Notícias
Na imagem 3, observamos um empregado do estabelecimento da esquerda a vir verificar se há passagem dos veículos. Atente-se que a "esplanada informal" da esquerda já ocupa espaço à frente de habitações particulares, sucedendo-se o mesmo com a esplanada da direita (a partir do chapéu branco) com diversas mesas irregularmente colocadas na via pública.

A situação demonstrada é diária, agravando-se ao final do dia, nesta rua que é única no acesso à creche mais à frente, ao apoio a idosos em diversas ruas mais à frente e aos residentes que dela fazem uso.

A Câmara Municipal de Lisboa e a Polícia Municipal (que chegou a ser confrontada presencialmente!) têm diversas queixas e a situação nunca foi resolvida.

Sem comentários: