quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Contra o branqueamento

Contra o branqueamento daquilo que se passa no Bairro Alto.


Passaremos a transcrever uma opinião comum, que nos chegou através da página Facebook - Morar no Bairro Alto:


"não percebo, com tto campo a preços mais baratos e ar menos poluído, o porquê de continuar a viver o dia a dia de tta miséria que o faz infeliz, sinceramente ó meu sr sem nome ou cara, está página, deixe que lhe diga, não lhe fica nada bem. nem a nós, pelo retrato do atraso em que vivemos. talvez seja melhor uma Lisboa, ou mesmo país, em silêncio e estática, até mesmo paralisada, para nos tornarmos de vez numas múmias, paralíticas. tem de haver movimento para evoluirmos, já vi que pouco ou nada deve ter viajado na sua vida, pelo menos para países evoluídos, onde o movimento que tto reclama, é o que precisamente desenvolve o comércio e aumenta o nivel de vida e as condições. com o devido respeito, acho que nesta altura há coisas bem mais graves para nos preocuparmos, neste país. a conversa a mais e acções a menos, são precisamente algumas delas..."


Da vida no campo.
É verdade que a vida no campo é muito melhor em diversos aspectos. Contudo, a realidade de cada um -  actividade profissional, património individual e familiar, e outros aspectos de uma vida - e a realidade do presente modelo social e económico leva a que a concentração nos centros urbanos seja uma necessidade.


Das viagens e dos "países evoluídos".
Precisamente nos ditos "países evoluídos", os residentes de uma determinada área são tidos em conta, e há coisas que simplesmente não são permitidas. Por isso mesmo, nos ditos "países evoluídos", tudo fecha muito mais cedo a não ser que tenha condições muito rígidas de funcionamento. Em lugar algum de Londres, Paris, Praga, Madrid, Amsterdão, Copenhaga, Estocolmo, Camberra, Melbourne, Sidney ou Auckland (cidades já visitadas por um ou mais dos integrantes deste protesto) se assiste o que se vê no Bairro Alto. O/a leitor/a que escreveu é que ou tem uma noção distorcida do que é ser um "país evoluído", ou mente para publicitar falsamente contra as nossas legítimas aspirações como residentes.


Do comércio.
Somos por um comércio justo, que coabite com os residentes sem atropelar a sua vida. Há muitos residentes que são também comerciantes, ou trabalham no comércio. Queremos sim que o comércio tenha as mesmas regras e competição sã no Bairro Alto, no quadro da Lei, tal e qual no restante território: horários, condições (higiene, wc), etc.

Da imagem do país.

O/a leitor/a, nos "países evoluídos" por onde andou, não reparou que o maior carácter de evolução de uma sociedade se mede precisamente pela acção cívica.
Temos pena que lhe tenha passado ao lado.

Este protesto, é uma acção cívica.

Sem comentários: